quinta-feira, 6 de junho de 2019

15ª Semana - Surto

Elaboração da monografia, integração com o back-end, internacionalização da aplicação ou deploy do front-end, eis a questão. Essas são minhas responsabilidades, e eu sinceramente não sei por onde começar. 
As meninas estão desenvolvendo a parte do back-end - no momento, a Sophia está trabalhando no CRUD de usuários e a Letícia está mexendo no banco de dados (dessa vez, utilizando o Heroku) - enquanto eu estou me sentindo péssima por não sair do lugar. Ainda há demandas pendentes da POC mas eu não consegui solucioná-las, como é o caso dos pontos citados no parágrafo anterior - internacionalização e deploy do front-end e integração com o back-end etc etc. 
Algumas coisas não estão fazendo muito sentido. Pesquisei a respeito de REST API para estabelecer a comunicação da interface com o programa em si, mas, sinceramente, não entendi nada. 
Além disso, ainda falta a internacionalização. Achei alguns links que falam a respeito e alguns tutoriais, mas ainda está meio abstrato o que e como devo fazer ("faço primeiro a internacionalização do front-end e depois estabeleço a conexão com o back ou o contrário?"). 
É, desenvolvimento de sistemas é complicado, amigos, muito complicado. 
Mas enfim, ademais, acho que a último aspecto relevante a se comentar nesse post diz respeito à contribuição da Giovanna para com o projeto. Ela não tem se manifestado muito e também não chegou a realizar qualquer atividade de fato nesse bimestre, o que é bastante delicado mediante as demandas e prazos com os quais estamos todas comprometidas. Quando perguntada, ela diz que "está fazendo pesquisas", mas que por mais que sejam necessárias e importantes, não são o suficiente sem o desenvolvimento prático.  

Visivelmente há muitas coisas a serem esclarecidas e resolvidas, mas enquanto isso tudo em que eu consigo pensar é "MEU DEUS, POR ONDE COMEÇAR?" 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

19ª Semana - "Se não ajudar, ignore. Se ajudar, ajude."

Última semana de aulas e estamos com as emoções à flor da pele. E por "emoções" entenda como stress-ansiedade-alívio-preocupação-...